Uma vida sem cárie

LogoIstrumento

Desde 2002, a Dra. Thelma Parada desenvolve um projeto voluntário de orientação e prevenção à cárie em escolas da zona leste de São Paulo. Trimestralmente ela e sua equipe de pedagogos visitam escolas com o objetivo de realizar um trabalho educacional com as crianças a partir de meses, ainda no berçário, até os adolescentes e pré adolescentes, aborda assuntos diferenciados para cada faixa etária; mas trabalhando também com o corpo docente da escola.
O trabalho começa orientando as crianças sobre a importância de escovar os dentes, com conselhos e técnicas de higiene bucal, tudo através de brincadeiras, histórias e jogos criados e adaptados especialmente pelos pedagogos, sob a supervisão da dra. Thelma. Sempre com muita informação sobre saúde bucal, hábitos e cuidados. “Ao longo desses anos, visitamos inúmeras escolas e percebemos a grande receptividade e a atenção das crianças e professores. É um trabalho muito gratificante!”

Dicas para uma vida sem cárie

Desde os primeiros dentinhos (por volta dos 6 meses) até os 9 anos um adulto deve realizar a escovação dos dentes da criança.

Após os 9 anos, o adulto deve acompanhar e supervisionar a escovação do pré adolescente (será que estão fazendo tudo certinho?, será que não estão esquecendo algum dente sujo?)

O fio dental deve ser usado desde o nascimento do segundo dentinho, quando ainda bebê, pelo responsável; e o mesmo deve passar o fio dental nos dentes da criança até que a mesma desenvolva a coordenação motora para uma higienização eficaz (por volta dos 11 anos);

Por volta dos 6 anos começam a nascer os dentes permanentes posteriores (lá no fundo…), sem que caia algum dente; por isso muita atenção nesta idade.